O ano passado não foi positivo para o varejo, conforme estudo da Serasa Experian que aponta queda de 6,6% no movimento de consumidores nas lojas de todo o país. A boa notícia é que existem várias razões para acreditar numa recuperação em 2017.

O importante é não ficar apenas no otimismo, mas colocar a mão na massa. Afinal, manter sua equipe motivada e produtiva é o melhor caminho para alcançar os resultados desejados. E para ganhar eficiência, muitas empresas decidem informatizar a gestão de processos, implantando softwares desenvolvidos sob medida para otimizar a gestão do tempo e organizar o trabalho.

Embora haja um custo alto para esse tipo de solução, muitos dos benefícios que ela proporciona também podem ser obtidos por meio de ferramentas digitais em nuvem com versões gratuitas. Mostraremos neste artigo como sua loja pode vender mais em 2017 ao integrar as atividades da equipe, melhorar a comunicação entre funcionários e clientes, além de garantir maior confiabilidade no agendamento de tarefas.

WhatsApp

O uso do popular aplicativo de mensagens está se tornando comum nas empresas, já que os profissionais buscam as facilidades das redes sociais no seu cotidiano. Se bem utilizado, o whatsapp contribui muito para integrar o fluxo de trabalho e acelerar as decisões.

A rede de hotéis Bristol conseguiu ótimos resultados ao implantar a ferramenta no atendimento a seus clientes, facilitando as reservas de hospedagens. Outro exemplo de sucesso é a seguradora Tokio Marine, que conseguiu agilizar os trâmites em caso de acidentes. Pelo whatsapp, basta que os clientes enviem fotos das avarias no veículo. Já a operadora de cartões Alelo se beneficia do aplicativo para conectar sua equipe comercial que atua remotamente. Nós, da Planeta Água, também já estamos utilizando esse canal de comunicação com nossos clientes, proporcionando ainda mais agilidade nas negociações e na solução de dúvidas!

Uma das vantagens é evitar interrupções desnecessárias quando o funcionário está ocupado no cumprimento de uma tarefa. Ao invés de um telefonema que precisa ser atendido na hora, podem ser encaminhados áudios explicativos, mensagens de texto, imagens ou vídeos. Assim se torna fácil demonstrar produtos, contactar clientes, apresentar orçamentos, etc.

Imagine disponibilizar um canal de atendimento pelo qual possíveis clientes possam verificar a disponibilidade de produtos ou mesmo serem avisados quando chegar alguma mercadoria de seu interesse. Com certeza isso ajudará sua loja a vender mais em 2017.

Mas existem cuidados importantes que a empresa deve considerar ao fazer uso do Whats App. Definir uma política de uso é essencial para evitar excessos . A utilização pelos funcionários para tratar questões pessoais pode atrapalhar seu desempenho e o recebimento e não-resposta de mensagens fora do horário de expediente pode passar uma imagem de desleixo da sua empresa para com o cliente.

Além de estar disponível em celulares dos diversos sistemas operacionais, seja IOS, Android ou Windows Phone, o aplicativo também pode ser utilizado em computadores e notebooks. Basta acessar http://web.whatsapp.com e fazer a leitura do QR Code que será apresentado na tela.

Google Agenda

Outra ferramenta digital que apresenta soluções gratuitas para vender mais e pode ser aproveitada pelas empresas é a agenda do Google. Basta ter uma conta no Gmail ou preencher um rápido cadastro para iniciar a utilização do serviço.

Em sua loja, as funcionalidades do Google Agenda podem ser extremamente úteis para vender mais em 2017, ajudando a programar a entrega de mercadorias, agendar reuniões ou mesmo ter uma visão geral dos feriados, revesamentos de turnos, aniversários de funcionários e clientes, datas de pagamento entre outros.

Além disso, é possível habilitar notificações por e-mail ou até SMS, para que nenhum compromisso importante seja esquecido. Em smartphones com o sistema operacional Android, também é possível instalar o aplicativo que se mantém atualizado em tempo real, permitindo inclusive a edição de algum evento.

Você pode, também, escolher entre a visualização diária, semanal ou mensal de sua agenda, editar entradas e até mesmo incluir anexos. Ao criar um novo compromisso, facilmente você seleciona quem deve ser notificado, onde será e quais são os tópicos que serão abordados.

Acesse em http://calendar.google.com

Trello

Para quem coordena equipes maiores, muitas vezes é comum ter a sensação de não conseguir acompanhar todas as tarefas que estão sendo desenvolvidas. Isso é ainda mais fácil de perceber caso haja diferentes papéis envolvidos, tais como estoque, entregas, vendas, pagamentos, marketing…

Muitas vezes, quando é necessário mediar conflitos ocasionados por visões antagônicas, surge a impressão de que seus funcionários não conseguem falar a mesma língua.

Então você precisa conhecer a versão gratuita do Trello, um aplicativo muito simples e intuitivo que pode ser utilizado tanto no computador como também no celular, pois seu banco de dados é atualizado em nuvem.

Você costuma anotar uma lista diária de tarefas? Que tal se essa lista tivesse “vida própria”, integrando todos os envolvidos e possibilitando anexar arquivos, definir categorias e notificações, além de fazer comentários?

O Trello funciona em três níveis bem simples: quadros, listas e cartões. Para facilitar o entendimento, vamos imaginar uma grande promoção na loja em parceria com um fornecedor. Isso vai envolver o departamento de compras, marketing, estoque, enfim, praticamente toda a equipe. Mas cada grupo terá atribuições bem específicas e muitas vezes depende de outro setor para fazer seu trabalho.

Aplicando a lógica do Trello a esta situação, você pode criar um quadro “Promoção” com 4 listas básicas: referências, a fazer, fazendo e feito. Em cada uma delas haverá respectivos cartões alusivos às tarefas que estão sendo executadas. Assim você terá uma visão geral do processo e pode definir datas de entrega, funcionários envolvidos em cada ação, notificações e diversas outras funcionalidades.

Acesse em http://trello.com

Empregue tecnologia para vender mais em 2017

Apresentamos aqui três ferramentas simples, gratuitas e que podem ser utilizadas tanto no computador como também no celular, pois suas bases de dados são atualizadas em nuvem. Ao facilitar a comunicação entre os funcionários e clientes, integrando processos e organizando compromissos, certamente sua loja conseguirá vender mais em 2017!

A Filtros Planeta Água abusa da tecnologia em todos as atividades possíveis desde o desenvolvimento até a comercialização dos filtros e purificadores que desenvolve. Essa tecnologia, tanto de aplicações quanto de produtos estão ao seu alcance, faça um orçamento e agregue ainda mais valor à sua loja com a maior linha de produtos para melhoria da qualidade de água!