Se você ainda não utiliza essa versão, fique atento, pois você pode estar perdendo um canal de vendas

O famoso “Whats“, que chegou ao Brasil em meados de 2009, não teve somente uma onda de curiosos; pelo contrário, vem cativando cada dia mais usuários uma vez que 99% dos celulares brasileiros tem o WhatsApp instalado.

Além da facilidade e praticidade na hora de se comunicar com amigos e familiares, ficou mais prático negociar. Poucas mensagens são suficientes para fechar uma ótima venda. Além do mais, hoje em dia é difícil encontrar alguém por aí que não goste de se comunicar usando o WhatsApp, afinal, ele é um aplicativo de mensagens instantâneas – e seu custo é praticamente nulo tendo em vista que você só precisa de internet no celular.

Mas, se tratando de negócio, existem algumas formas de otimizar seu aplicativo e alavancar o modelo de vendas. Nossa sugestão para quem tem um negócio é sempre utilizar a versão “WhatsApp Business”.
Se você ainda não a utiliza, configure sua conta com simples passos:

  • Baixe e inicie o aplicativo (para Android; para IOS)
  • Escolha seu país de origem e verifique usando seu número de telefone.
  • Preencha alguns detalhes básicos sobre sua empresa.

O processo é muito simples e nós garantimos que a versão comercial traz inúmeros benefícios na hora de ofertar os produtos. Você pode utilizar o modo Business para gerar relacionamento e resultados. Nele, é possível incluir informações essenciais sobre o seu negócio, como, e-mail, site, endereço, segmento e horário de funcionamento.

A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO

Fred Graef é consultor especialista em vendas e afirma que não existe mais “online” e “offline”, o que significa que o gestor tem que riscar o “OU um OU outro” das suas estratégias. Agora é “E”: “E” atendimento no balcão “E” no site “E” no WhatsApp “E” na loja “E” na casa do consumidor. Em suma, a dica do Mentor é: se você não entrar na onda da tecnologia e otimizá-la em seus negócios, você está perdendo um canal de vendas.É fundamental que o lojista utilize a tecnologia, seja o WhatsApp ou outras ferramentas, até por conta do que a gente viveu na pandemia agora, né?!”, reforça o palestrante.

Fred Graef – Consultor, Mentor, Palestrante,
Especialista em Vendas / Foto: Arquivo Pessoal

“Quando começou a pandemia, ouvia-se aquela conversa ‘ah, mas a gente vai voltar pra situação que a gente tinha antes’. Na realidade, a gente sabe que não vai ser mais isso. No mínimo, teremos um modelo híbrido de compra e venda. Seguramente, o consumidor vai continuar comprando cada vez mais online. Nós já temos uma série de pesquisas que dão conta de mostrar que o consumidor perdeu o medo de comprar online; ele gostou da experiência porque ele ganhou velocidade. Então, esse é um debate que já está vencido, né?!”

O USO NO DIA A DIA

Para ajudá-lo na comunicação com seus clientes e impulsionar suas ideias pela tela do celular, criamos uma lista de ações que tornarão as suas vendas pelo WhatsApp ainda mais profissionais. Confira:

1- Profissionalize suas vendas
Utilize o seu logotipo na foto de perfil. De nada adianta você ter uma série de ofertas imperdíveis dos seus produtos se, quando o cliente for falar com você, tiver uma foto de uma pessoa que ele não conhece. Ou seja, profissionalize essa ferramenta, mostre que você não é Fulano nem Ciclano, mas sim a sua empresa.

2 – Atendimento especial
Você não precisa ser completamente formal durante o atendimento, mas uma boa dose de cuidados é fundamental na hora de se comunicar. Nossa dica é: evite gírias ou abreviações das palavras e, se preferir mandar áudio, pergunte se o seu cliente pode ouvi-los naquele momento.

3- Interaja de forma mais rápida
Ninguém merece enviar uma mensagem para alguma loja e ficar horas esperando por retorno, né? A nossa sugestão é que você habilite as seguintes funções para, de cara, passar uma boa impressão e, quem sabe, ajudar seu cliente a otimizar a busca pelo que ele procura:

  • Resposta rápida. Dê as boas-vindas e já introduza as respostas de prováveis dúvidas comuns com uma resposta pré-escrita. (Qual o horário de funcionamento? Como é a política de troca e devolução? Quais as formas de pagamento? Qual o valor da entrega? O que o seu cliente está buscando?) 
  • Catálogo. Direcione os clientes para sua vitrine de produtos no aplicativo.
  • Status do WhatsApp. Use o recurso “Histórias” do aplicativo para divulgar um novo produto ou evento. Isso ajuda a manter um bom contato com seus clientes sem importuná-los com mensagens – afinal é ele quem buscará pelo conteúdo.

4- Utilize listas de transmissão
Essa é uma forma de atingir mais pessoas em menos tempo – desde que elas tenham o seu número salvo. Além disso, elas não ficarão em um grupo, pois irão receber as mensagens individualmente. Isso torna a proposta mais engajada.
O que você pode informar na lista de transmissão? Lançamento de produtos; descontos ou promoções; eventos da empresa; contratações. Mas, atenção, não exagere – isso tirará a sensação de “novidade” quando uma mensagem chegar. Melhor ser assertivo nas comunicações, ok?!

5 – Não está em horário de atendimento? Avise!
É importante definir uma mensagem de ausência para que os clientes saibam quando você estiver ausente, afinal, deixá-los esperando a toa não causa uma boa impressão. Então, automatize por data e horários: horário de atendimento (e almoço), feriados e finais de semana.

Essas são apenas algumas dicas que você pode aderir para tornar seu trabalho ainda mais profissional e rápido. O WhatsApp Business nos traz muitas possibilidades, então, cabe a você determinar e avaliar as que mais fazem sentido para a sua marca. Depois, é só colocar em prática e ver os resultados de ter uma comunicação mais rápida e personalizada!

DICA DE NEGÓCIO

Elimine mitos prejudiciais pro seu negócio. Tudo é canal de venda! Esse mito da tecnologia – que ela não vende, ele precisa ser riscado. A gente tem exemplos de todos os segmentos fazendo negócio online, desde turbina de avião, câmara frigorífica de trinta milhões de reais, móveis planejados, até Software. Tudo hoje se vende pela internet. Não é uma questão de “eu adoto ou não a tecnologia”. A tecnologia virou, pra gente, o “ar”.

Fred Graef

Para concluir, o Especialista em Vendas comenta que, as pessoas estão na rede social, e onde tem pessoas, tem negócio! Fique atento e otimize as suas vendas.

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