Entenda como simplificar processos e melhorar as oportunidades de vendas durante a pandemia
Devido a crise gerada pelo Coronavírus, é provável que o seu negócio esteja tendo que passar por diversas mudanças. E, o que você tem feito para manter as vendas ativas? Já parou para pensar que caminho a sua empresa tem tomado nos últimos meses? O que você tem feito para modernizar os processos? Que facilidades você tem otimizado para o dia a dia e experiência do seu cliente?
Essas são algumas perguntas que norteiam esse artigo do Blog da Planeta!
Com apoio das dicas da escola de negócios StartSe, trouxemos algumas ideias para você incluir o básico do marketing e do relacionamento com o cliente na rotina da sua empresa e finalmente virar a chave nessa corrida contra a crise:
1 – Faça do marketing a sua dupla preferida
As pessoas estão preocupadas com o futuro e esperam que todos façam parte desse movimento de cuidados – inclusive as marcas. Aliás, tenha em mente que o seu negócio é uma marca. O que você comunica ou deixa de comunicar através dela dirá muito às pessoas na hora delas escolherem onde fechar negócio.
Não deixe o marketing da sua empresa parar. Continue comunicando, dê atenção a esse mundo “digital”, pois, já que o físico está restrito, o online está em tudo. Então, aproveite a oportunidade para mostrar que a sua empresa continua inovando e, acima de tudo, se importa com a comunidade e o cenário o qual estamos vivendo. Você pode vender mais do que produtos, você pode vender bons exemplos.
2 – Utilize as redes sociais
Ok, você deve estar pensando que de inovador isso não tem nada e, inclusive, até os seus concorrentes estão nas redes sociais. Sim, verdade seja dita, todos estão na internet, ou pelo menos tentando estar. Mas, aí que está o ponto. Você está se destacando por meio do conteúdo que você posta? Pois esse é o aprendizado: conteúdo com relevância. Isso significa que você pode ir além dos produtos que você vende ou serviço que oferece. Você pode informar, fazer vídeos, infográficos, textos para whatsapp, enfim, uma infinidade de material que atinja ainda mais o seu público-alvo e o faça perceber que você está conectado e se importa com ele.
3 – Digitalize os processos
Digitalizar significa basicamente trazer o que está “offline” para o “online“. A ideia de tornar tudo acessível de forma online, compartilhando dados e ações da empresa de qualquer lugar, é muito urgente. A quarentena veio para trazer essa análise dentro das empresas, e colocar a pauta na mesa. A gente sabe que o caderninho de controle de vendas funciona super bem, mas, que tal otimizar essa tarefa para uma planilha? Garantimos que a praticidade, conforto e segurança que digitalizar processos oferece é um caminho sem volta.
4 – Nenhuma ideia é ruim; às vezes ela só não foi lapidada
Você acompanha o que os concorrentes estão fazendo? Isso pode ser positivo se você estiver determinado a fazer melhor, com um pontinho de inovação. Mas, tome cuidado para não se prender apenas àquilo que os outros fazem. Você pode e deve dar a sua cara para o seu negócio. Não veja problemas em pesquisar o que o seu ramo anda dizendo ou colocando em prática lá nos EUA. Veja problema se você quiser simplesmente aderir ao Ctrl+C + Ctrl+V.
Além disso, organize um momento sozinho ou em equipe para fazer um brainstorming. Isso consiste em você anotar todas as ideias que surgiram – e aqui vale ressaltar que não existe boa ou ruim. Quanto mais ideia melhor! Depois, lapide, una, melhore, otimize essas ideias. Pratique a inovação e a criatividade. Com certeza, ao final, você terá uma ou duas ideias ótimas.
5 – Tele entrega, sim!
As pessoas estão vivenciando um momento onde o conforto vem em 1° lugar. Então, veja se é possível oferecer o serviço de delivery. Mesmo que isso possa parecer simples, mostrar que você está se adaptando aos novos tempos traz segurança para o seu cliente, afinal, você não está o deixando “na mão”.
6 – Parcerias bem pensadas também funcionam
Sabe aquele serviço ou varejo que tem tudo a ver com o seu negócio, pois as ideias se complementam? Que tal fazer uma parceria de indicações? Mostre que você está engajado na comunidade e otimize o seu alcance de clientes juntando-se a parceiros. Indique e seja indicado, essa é a lógica.
Gostou das ideias? Temos certeza que ao colocar essas dicas em prática você estará se diferenciando nesta quarentena.
Comece agora mesmo!
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