Conforme estudos, lavar corretamente seu copo e squeeze
pode evitar doenças
Uma coisa é certa: estamos constantemente buscando alternativas mais sustentáveis, para diferentes cenários. Uma delas é deixar a garrafinha pet de lado e optar por garrafas reutilizáveis. De certa forma, elas facilitam – e muito – na hora de levar água para lá e para cá. Outro ponto extremamente importante é a questão do lixo. As famosas garrafinhas pet geram um volume de lixo muito grande, e nós não precisamos desse acúmulo para o planeta, né?! Então, as garrafas reutilizáveis são a melhor saída.
Porém, é muito importante manter cuidados básicos de higiene quando optamos pelas squeezes ou copos reutilizáveis. É imprescindível, além de consumir água de boa qualidade, lavar corretamente as garrafas. Desde o metal, plástico ou até vidro, se não higienizado, é um ambiente perfeito para os fungos e bactérias se proliferarem.
De acordo com um estudo encomendado pela Treadmill, uma empresa norte-americana, ao testar a presença de bactérias em garrafinhas de água reutilizáveis usadas sem lavar, durante uma semana, por 12 atletas, foram encontrados seis vezes mais germes do que o número presente em um pote de água para cachorro. Do total de 313 mil colônias de bactéria por cm² encontrados nas garrafas, 60% podem gerar doenças.
Conforme explica a bióloga da Planeta Água Liéven Peruzzo, os responsáveis por esse nível tão alto de fungos e bactérias encontradas nos recipientes são provenientes da boca e mãos. “Nossas mãos transportam tudo o que tocamos. Nossa boca abriga uma vasta comunidade microbiana, como bactérias que se fixam na mucosa, na língua, na gengiva e na superfície dos dentes. Com uma boa higienização elas se mantém em número controlado para que não acarretem doenças para nosso organismo.”
As garrafinhas de água acabam sendo veículos de transporte para todos esses micro-organismos se desenvolverem de forma desequilibrada, “por isso higienizar as garrafinhas, copos e squeezes é fundamental para que nosso corpo se mantenha hidratado e com o nível da microbiota seguro”, ressalta a bióloga.
Agora, veja como é simples cuidar da sua saúde:
Bicarbonato de sódio para plástico, acrílico ou vidro – Prepare uma solução com uma colher de bicarbonato de sódio e água. Para facilitar o processo, destine uma escovinha nova para alcançar pontos profundos e comece a lavagem. Tenha cuidado ao utilizar este composto no metal, pois ele pode ser corrosivo. Você deve repetir o processo todos os dias.
Detergente e água para produtos de aço inoxidável – Coloque água pela metade na garrafa com uma gota de detergente e agite vigorosamente. Enxágue e repita o processo até que o recipiente esteja completamente limpo e deixe secar.
Importante: Independentemente do material, não esqueça de limpar a tampa e/ou canudo. Este é um ambiente cheinho de oportunidades para os vilões da higiene. Limpe e seque a tampa em todos os seus nuances.
Para uma limpeza mais profunda: Além de realizar a higienização diária, o ideal é que, uma vez por semana, o recipiente seja imerso em solução de uma colher de água sanitária para cada litro de água.
Após a higienização, seque muito bem. Não deixe nenhuma gotinha de água parada. E, se puder, opte por copos/garrafas de vidro – ainda melhores nestes casos.
Gostou das dicas? Então, nos acompanhe nas mídias sociais e receba nossos conteúdos por lá também. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.
Aproveita, ainda, pra compartilhar esse conteúdo com seus amigos!
Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água
marketing@planetaagua.ind.br