Confira nossas dicas e entenda como cuidar da “horta” em casa pode ser mais fácil do que você imagina

Créditos/Freepik

Devido à correria do dia a dia, muitas vezes optamos por ingredientes industrializados na hora de cozinhar. Mas, se o problema é a falta de espaço na sua casa ou o medo de não saber como cultivar os próprios temperinhos, você está no lugar certo.

Trouxemos ao blog da Planeta Água informações para impulsionar você a deixar os condimentos de pacotinho para lá. Se você fizer isso, terá como reflexo uma alimentação mais natural e saborosa.

Conversamos com especialistas e listamos algumas medidas fáceis para criar novos hábitos. Com isso, você poderá colher tudo fresquinho dentro de casa.

Mas, afinal, como organizar a plantação? Precisa trocar a terra? E pegar sol?
O que faço se tenho pouco espaço em casa ou não tenho sacada no apartamento?

As dúvidas podem ser muitas, mas as respostas são mais simples do que você imagina. Confira:

  • Pense com carinho, sempre tem um espacinho em casa que a gente pode aproveitar melhor. Comece escolhendo um lugar arejado da sua casa – sem correnteza de ar – e que pegue sol durante uma parte do dia. Locais muito úmidos podem ser prejudiciais, por isso a iluminação natural é tão importante para o desenvolvimento das espécies.
  • Use vasinhos de flor ou potes de plástico, com pequenos furos no fundo para que a terra tenha ventilação e a água possa fluir. Se você preferir recipientes de vidro tenha cuidado na hora de regar para não encharcar a terra, já que o fundo é completamente fechado.
  • Você pode decorar os seus vasinhos do jeito que quiser. Vale escrever o nome do tempero para não se confundir na hora de preparar a receita. Ainda, se quiser dar ainda mais vida ao ambiente, invista nas tintas coloridas para decoração dos potes.

Esta é a dica mais importante que podemos te dar: sempre utilize água filtrada para molhar a terra. Se você não gosta de beber água com cloro, gosto e cheiro ruim, seus temperos também não. Além disso, esse é um dos principais fatores para o bom desenvolvimento das suas plantinhas, o que garantirá um alimento fresquinho e de qualidade.


A Filtros Planeta Água dispõe de um purificador específico para uso no seu jardim, saiba mais clicando aqui! Se você mora em apartamento e não possui um jardim, ainda há possibilidades. Você pode usufruir dos benefícios de uma Ideale Eco (conheça clicando aqui) em casa e regar as flores com água purificada.

Em geral, você precisa irrigar a cada dois dias, em pouca quantidade, sempre avaliando como está a terra. Com o tempo você fará isso de forma automática, sem medo. Mas, conforme explicações da Bióloga da Planeta Água Liéven Peruzzo, se a água que você utilizar tiver cloro, provavelmente ocorrerá atrofia no desenvolvimento da planta. Em suma, precisamos oferecer às plantinhas o habitat mais natural possível, a fim de que se pareça com a horta no jardim.

Confira as nossas sugestões de tempero para plantio em casa:

CUIDADOS COM O SOLO

A rotatividade de espécies é importante para a manutenção de nutrientes da terra, mas a Planeta Água tem uma dica que vale ouro para você otimizar e qualificar o crescimento das suas mudas, tornando o solo sempre rico:

Acrescente o carvão ativado do seu filtro saturado na terra. Esse composto fica armazenado dentro dos filtros, e é o responsável pela filtragem da água do seu purificador. Na hora de trocar, não coloque fora de imediato. Corte o refil e despeje o carvão ativado, que já cumpriu o seu papel, nos vasinhos, e depois descarte o material plástico. Isso fará com que seus temperos tenham mais força para se desenvolver.

BENEFÍCIOS PESSOAIS

Segundo a psicóloga Marina Pozzer, podemos ligar a questão de cultivar os temperos em casa a dois conceitos.

Um é o conceito de biofilia, que é a atração nata do ser humano pela natureza. Isso significa que os estímulos naturais tendem a nos chamar mais a atenção, fazendo com que tenhamos uma pré-disposição a gostar e a querer fazer isso. “O contato os estímulos naturais com a natureza, com plantinhas, com cultivar uma horta, trazem benefícios a nossa saúde mental e emocional”, complementa.

O outro conceito é a atenção plena, que é uma forma de nos focarmos no “aqui e agora”. “Cultivar uma mini horta, os nossos temperos, pode ser uma atividade excelente pra isso”, exemplifica a psicóloga. “Então, fazer isso de uma maneira intencional, escolher focar naquele momento, observar os temperos, tocar na terra, mas fazer isso com essa intenção de estar vivenciando aquele momento, sem julgamento, com autocompaixão, é uma forma de se desligar do resto do mundo e se conectar com o momento que a gente tá vivenciando. Isso pode trazer benefícios”. Com apoio deste conceito, a atenção plena reflete no controle do estresse e ansiedade, além de aumentar a nossa concentração e favorecer a nossa inteligência emocional, autocontrole.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin!

Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água