Confira aqui orientações sobre alimentação saudável, conforme o Guia Alimentar Brasileiro!

O Brasil celebra no dia 31 de março o Dia da Saúde e Nutrição.

De acordo com o Ministério da Saúde o objetivo da celebração é gerar conscientização da população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Por isso, foram elaborados Guias Alimentares que dão diretrizes para a população brasileira:

  • Guia Alimentar para População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre uma alimentação equilibrada e que inclua nutrientes necessários para o perfeito funcionamento do corpo.
  • Guia Alimentar para Crianças menores de 2 anos  mostra como a alimentação tem um papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, sendo decisivos para o crescimento e desenvolvimento, formação de hábitos e manutenção da saúde.

É durante os primeiros 1000 dias de vida da criança (270 dias da gestação + 730 dias até que o bebê complete 2 anos) que ocorre um rápido desenvolvimento físico e mental, e os cuidados nessa fase são essenciais para uma vida adulta saudável.

Veja, de forma resumida, os 12 passos para a alimentação saudável de crianças, conforme o Guia Alimentar:

  1. O leite materno deve ser o único alimento até os 6 meses, sem necessidade de água, chá ou qualquer outro alimento.
  2. A partir dos 6 meses, inclua alimentos in natura ou minimamente processados: feijões, cereais, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras e carnes.
  3. Ofereça água própria para o consumo. O guia menciona que “a água fornecida pela rede pública de abastecimento é, geralmente, adequada depois de ser filtrada” e não deve ser substituída por nenhum outro líquido como chá, suco ou água de coco.
  4. Preserve os nutrientes dos alimentos, oferecendo-os amassados ou bem picados ao invés de triturá-los.
  5. Não ofereça alimentos com açúcar, eles são os responsáveis por causar danos à saúde como cáries, obesidade na infância e na vida adulta pode levar a doenças crônicas, como diabetes.
  6. Não ofereça alimentos ultra processados, pois são elevados em teor de sal, açúcar, óleos, gorduras e aditivos, que podem levar à hipertensão, doenças do coração, diabetes, obesidade, cáries e câncer.
  7. Cozinhe para criança a mesma comida que os demais integrantes da família irão consumir – desde que saudáveis.
  8. Zele pelo horário da alimentação, que seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família.
  9. Preste atenção nos sinais de fome e saciedade da criança e converse com ela durante a refeição.
  10. Cuide da higiene e da qualidade da água em todas as etapas da alimentação, utilize água filtrada para lavar as frutas e verduras.
  11. Mantenha uma alimentação saudável mesmo fora de casa.
  12. Proteja a criança de propagandas publicitárias que induzem ao interesse por alimentos industrializados.

Para mais, consulte os guias através dos links que disponibilizamos acima (basta clicar). E se você quiser saber mais sobre purificadores e filtros de água, entre em contato com a Filtros Planeta Água.

Compartilhe este artigo e nos siga nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água