No nosso país, 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto.

O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo, com 6.950 quilômetros cúbicos do líquido, o que corresponde a 2,78 bilhões de piscinas olímpicas. Apesar disso, o abastecimento de água tratada não chega a todos, mas para, em média, 84% da população. Pode até parecer muito, mas segundo o diagnóstico do abastecimento de água Trata Brasil, significa que quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço básico.

Confira alguns indicadores do abastecimento de água no país

  • 14,3% das crianças e dos adolescentes não têm acesso à água potável;
  • 29 municípios das 100 maiores cidades brasileiras possuem 100% da população atendida com água potável;
  • No ano passado, o consumo médio de água no país era de 152,1 litros por habitante ao dia;
  • 5.570 municípios brasileiros são abastecidos por águas subterrânea;
  • A tarifa média de água no país é de 4,55 R$/m³;
  • A extensão da rede de distribuição de água no Brasil é de 728 mil quilômetros.
desigualdade-abastecimento

Os principais problemas relacionados ao abastecimento de água potável no país se concentram nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2020, na região Norte, apenas 58,9% da população é abastecida com água tratada. No Nordeste, os números apontam que 74,9% das pessoas têm acesso à água potável.

Municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupam as primeiras posições do Ranking do Saneamento, liderados por Santos (SP). Entre os 20 piores estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro. A última posição é ocupada por Macapá (AP).

Estes dados são um reflexo da desigualdade social presente no país, escancarando a diferença de infraestrutura e investimento entre as regiões, não apenas no saneamento, mas visível também na educação e saúde, por exemplo. Apesar da região Norte abrigar a maior parte dos recursos hídricos do país, possui a menor porcentagem de água tratada.

A falta de água tratada na região Norte afeta diretamente a saúde das pessoas. Levando em conta a taxa de incidência por 10 mil habitantes, são 22,9 internações no Norte por doenças de veiculação hídrica, 19,9 no Nordeste; 17,2 no Centro-Oeste; 9,26 no Sul; e apenas 6,99 no Sudeste, onde a maior parte da população tem acesso à água potável.

Perda na distribuição é um dos principais problemas de abastecimento

Segundo os dados do Trata Brasil, ao distribuir água para garantir o consumo, os sistemas sofrem perdas na distribuição, que na média nacional alcançam 40%. Essa quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.

Os motivos para a perda de água no processo de distribuição são diversos:

  • erros de medição;
  • ligações clandestinas e não cadastradas;
  • vazamentos na rede.

Em muitos casos, a perda está diretamente ligada à desigualdade, uma vez que as ligações clandestinas que geram vazamentos localizam-se comumente em construções que também são irregulares, com difícil acesso e até em áreas de proteção ambiental.

Assim, existe tanto uma dificuldade técnica quanto um alto custo de investimento para o serviço de abastecimento legal.

Dados da perda de água tratada durante a distribuição

  • 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável são perdidas todos os dias;
  • O Norte perde 51,2% da água potável;
  • O índice de perdas na região Sul é de 36,7%, sendo o menor do país;
  • 88% dos poços tubulares são clandestinos no Brasil.

O diagnóstico do abastecimento de água no Brasil reforça a importância de trabalharmos juntos para conseguir levar cada vez mais água de qualidade às comunidades.

A Filtros Planeta Água acredita que a boa qualidade da água é essencial para uma vida mais saudável e feliz. Pensando nisso, desenvolvemos filtros e purificadores com excelente custo-benefício, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à água de qualidade.

Os filtros de água atuam como um complemento do tratamento realizado pelas grandes distribuidoras de água do país. Eles são responsáveis por remover qualquer tipo de resíduo ou toxina que restou após as etapas de tratamento feitas em grande escala para, enfim, a água ser consumida. Ao usar filtros de qualidade, a garantia de segurança no consumo da água altíssima, gerando mais saúde para você e a sua família.

Conheça as opções da Planeta Água com filtros que podem ser instalados diretamente no ponto de uso ou de entrada da água na sua casa.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos! Acompanhe as mídias sociais da Planeta Água e veja nossos conteúdos por lá também. Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.