Você sabia que a qualidade da água faz toda a diferença no seu cafezinho diário? A melhor escolha é a água filtrada!

Expresso ou solúvel. Preto ou com leite. O café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Em 2021, o país ficou em segundo lugar no consumo mundial de café segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), com 21 milhões de sacas de café de 60kg, atrás apenas dos Estados Unidos. Contudo, o que muitos dos fãs do café não sabem, é que além do grão, outro ingrediente é fundamental para a qualidade da bebida: a água.

A importância da água no preparo do café

Muitas vezes não percebemos, mas no preparo do café, dois ingredientes são os principais: água e café. Em média, utiliza-se uma colher de café para cada xícara de água, fazendo com que mais de 90% da bebida seja composta por água. Por esta razão a sua qualidade é tão importante para deixar aquele cafezinho diário ainda mais saboroso.

Um dos fatores que interfere no preparo do café é a temperatura da água. Isso porque ela não deve estar fervendo para passar pelo pó, pois acaba queimando. O ponto ideal é entre 92°C e 96°C, ou seja, muito quente, mas não em ponto de ebulição.

A dica é retirar a água do fogo quando ela estiver começando a formar bolhas de fervura e deixar por um minuto descansando antes de passar pelo pó do café. Outra opção mais assertiva para os amantes de um café gourmet, é medir a temperatura com um termômetro.

Apesar disso, existe outro ponto ainda mais importante a ser considerado em relação à água que servirá para o preparo do café: a qualidade.

 Mas o que queremos dizer com isso? Mais do que ser potável, a água precisa atender determinadas características para deixar o café ainda melhor. E todas elas você encontra na água filtrada, a opção ideal para a sua saúde e para o preparo da bebida favorita dos brasileiros.

A Planeta Água possui diversas opções de purificadores e filtros para que você tenha água filtrada com economia na sua casa.


Saiba por que utilizar água filtrada no seu café

Tudo o que compõe a água influencia no sabor do café, incluindo minerais que fazem parte do processo de tratamento da água. Por isso, a melhor escolha é a água filtrada.

Apesar de ser potável, a água da torneira tem excesso de cloro e pode conter algumas impurezas. Podem ainda ser encontradas substâncias como flúor – no blog, já falamos sobre os problemas de beber água da torneira.

Já a água filtrada, por sua vez, passa pelo processo de filtração que faz a redução do cloro livre por meio do carvão ativado. Além disso, o processo também permite a retenção de substâncias sólidas como areia, barro e ferrugem.  Assim, a água fica ainda mais pura, o que evita gostos estranhos.

Outro benefício da água filtrada está no controle do pH. Para o café, ele deve ser neutro evitando alterações de sabor – a água da torneira normalmente tem um pH mais ácido.

Seguindo estas dicas, seu café fica muito mais saboroso e, também, leva mais saúde para a sua rotina.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos! Acompanhe as mídias sociais da Planeta Água e veja nossos conteúdos por lá também. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.