Muito se fala sobre pH e água alcalina, mas qual é a relação entre eles e a nossa saúde? Saiba mais nesse artigo.

Aqui, você também poderá conferir o resultado da entrevista com a Nutricionista Veridiana Argenta Scapinelo (CRN 5982) sobre a importância do pH alcalino para nosso organismo.

O que é pH?

A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico”, ou seja, ele determina a concentração de íons de Hidrogênio (H+) em uma determinada substância. Mas calma, não se assuste! Essa foi a parte mais difícil até aqui.

A verdade é que esse conceito nada mais é do que uma escala (0 a 14) que determina os níveis de acidez, neutralidade e alcalinidade de um meio qualquer.

Para se ter uma ideia, o pH ideal para o sangue humano é 7,4, considerado levemente alcalino. Nessas condições o sangue absorve e armazena bem os nutrientes necessários à saúde, cumprindo assim as funções que lhe cabe.

Da mesma forma, cada parte ou órgão do nosso corpo possui seu nível adequado de pH para o perfeito funcionamento.

Tudo que ingerimos pode influenciar diretamente no equilíbrio ou desequilíbrio dos níveis de acidez, neutralidade e alcalinidade.

Veja agora o que a Nutricionista Veridiana diz sobre o assunto:

1 – Qual é a importância do pH alcalino para nosso organismo?

O pH do nosso organismo é alcalino, assim sendo nosso corpo necessita para suas funções vitais, que o pH se mantenha em no mínimo 7,4.

2 – O que acontece no corpo quando o nível de acidez aumenta?

Há uma busca fisiológica de nutrientes (minerais) para poder manter esse pH alcalino. Caso contrário potencializamos a ocorrência de doenças como diabetes, hipertensão, desnutrição e até mesmo o câncer.

3 – Como você percebe a alimentação das pessoas hoje em dia?

Apesar de estarmos buscando cada vez mais conhecimento e/ou informações, ainda estamos reféns de uma rotina estressante e rápida. Isso nos leva a deixarmos de olhar para os alimentos essenciais para nossa saúde. Achando por vezes que consumir alimentos mais nocivos será suficiente.

4 – Os alimentos e bebidas podem interferir na acidez ou alcalinidade do nosso pH?

Sem dúvidas, principalmente as bebidas têm um pH muito ácido. E além destes, o consumo sem limites de alguns grupos alimentares também fazem com que o ph fique mais acidificado, como por exemplo os alimentos açucarados.

5 – Que atitudes podem ser tomadas para manter o equilíbrio alcalino?

Além de olharmos mais as rotulagens, observando a acidez das bebidas, podemos diminuir o consumo de açúcares simples, e equilibrar e/ou inserir outros nutrientes como os alimentos ricos em cálcio e magnésio que ajudam a alcalinizar o nosso pH. Pois se não consumirmos esses nutrientes nosso corpo retirará das nossas reservas, e assim entraremos em um estado de desnutrição, mesmo que por vezes possamos estar com sobrepeso ou obesidade. Posso citar como exemplo, o uso de porções diárias de oleaginosas, frutas e verduras ajudarão e muito para a manutenção do nosso pH.

Diante das informações, entendemos que todo e qualquer alimento sólido ou líquido poderá prejudicar o equilíbrio do pH ideal e comprometer a nossa saúde.

Foi pensando nisso que a Filtros Planeta Água desenvolveu o Refil Mineralizador FP3MI. Um produto inovador que proporciona água alcalina no conforto da sua casa.

Entenda Água Alcalina

Como já relatado, vivemos em tempos de correria e estresse. Estes fatores contribuem para a redução do nosso pH, deixando-o mais ácido.

Não bastasse, costumamos incluir alimentos e bebidas inadequadas, agravando ainda mais a situação.

A consequência dessa rotina é o aumento da quantidade de radicais livres no nosso corpo, que ocasiona o enfraquecimento do sistema imunológico e promove o envelhecimento precoce.

A água alcalina é essencial no combate a estes radicais livres, pois é rica em sais minerais como:

  • Potássio
  • Cálcio

Benefícios da Água Alcalina

A água alcalina é fundamental para neutralizar os níveis de acidez do corpo. Ela age como um antiácido natural.

Confira 04 benefícios que a ingestão diária de água alcalina pode trazer para sua saúde e da sua família:

1 – Desintoxicação

Beber água alcalina diariamente faz com que a acidez seja neutralizada e o organismo consegue fazer a “limpeza” de resíduos ácidos das células e tecidos.

2 – Hidratação

A água alcalina facilita todos processos de hidratação, uma vez que é facilmente absorvida por nossas células.

3 – Atua como antioxidante

Como a água alcalina neutraliza os radicais livres, promove a melhoria da oxigenação dos tecidos e das células.

4 – Previne doenças

A ingestão diária de água alcalina regula e fortalece o sistema imunológico. Doenças como a osteoporose ocorre quando ingerimos frequentemente líquidos ácidos, naturalmente o nosso organismo estimula a perda óssea. Quando bebemos água alcalina, estamos prevenindo a saída de cálcio dos nossos ossos.

Qual é a função do Refil FP3MI?

Refil FP3MI foi desenvolvido com a finalidade de complementar outros produtos existentes no mercado, como os refis ou filtros que possuem a função de remoção de cloro livre e partículas presentes na água (areia, barro, ferrugem).

Devidamente testado e certificado pela sua eficiência (5159/19), conforme NBR16098, o Refil FP3MI possui uma composição exclusiva de minerais, que elevam o pH da água previamente tratada, auxiliando na absorção rápida do nosso organismo.

Conheça mais sobre o Refil FP3MI. Entre em contato conosco ou procure a revenda mais próxima de você.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este artigo!

Nos acompanhe nas redes sociais e receba os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água