Listamos 06 dicas simples para você colocar em prática ainda hoje! Confira!
Infelizmente, os humanos não têm sido bons administradores da Terra ao longo dos anos. Para proteger o planeta para nossos filhos e as gerações futuras, todos precisamos tomar medidas proativas em direção a hábitos de vida mais limpos. É por isso que você precisa saber como preservar o meio ambiente.
A maior parte dos danos ao meio ambiente decorre do consumo:
- o que consumimos;
- quanto consumimos;
- com que frequência consumimos.
Seja de alimentos, roupas, carros, móveis, água, brinquedos, eletrônicos, bugigangas ou outros produtos, somos todos consumidores.
A chave não é parar de consumir, mas começar a ficar atento aos nossos hábitos e como cada compra ou ação afeta o ecossistema.
A boa notícia é que muitas vezes não é muito difícil, caro ou inconveniente para se tornar mais ecológico. Pode até ser um desafio divertido de implementar entre sua família ou colegas de trabalho.
E, embora pequenas mudanças no nível individual possam parecer triviais, pense em quão mais limpo o planeta seria se todos adotassem algumas das seguintes modificações de comportamento.
Precisa de prova? Calcule sua pegada ecológica para ver quanto impacto apenas uma pessoa possui dos recursos do mundo e ajuste de acordo.
Como preservar o meio ambiente hoje:
1 – Consuma menos
Limitar o consumo pode ter um enorme impacto no meio ambiente. Os três “R” – reduzir, reutilizar e reciclar – recebem muita atenção, mas o planeta pode se beneficiar de algum foco no “R” mais importante e sub-representado: recusar.
Brindes em eventos, mercadorias baratas na promoção, os novos brinquedos infantis do momento ou os mais recentes Gadgets que prometem melhorar sua vida – nada disso é essencial.
E eles quase sempre acabam no lixo ou esquecidos no fundo de um armário.
Da próxima vez que tentar comprar ou aceitar um item não essencial, pense se ele realmente melhoraria sua vida. Caso contrário, não há problema em dizer apenas “não, obrigado!”
2 – Escolha objetos reutilizáveis em vez de uso único
Pense em quantas pessoas você vê todos os dias bebendo bebidas em xícaras ou garrafas descartáveis, bebendo goles de canudos descartáveis, carregando sacolas descartáveis, comendo em pratos ou recipientes descartáveis e usando utensílios descartáveis.
Todo esse plástico tem que ir a algum lugar e tem um efeito devastador em nosso solo, oceanos e vida marinha.
Todos os itens acima (e mais) têm contrapartes mais ambientalmente responsáveis.
Alterne para itens reutilizáveis e comprometa-se a usá-los o mais rápido possível. Você terá menos lixo acumulado no meio-fio e estará ajudando a proteger o meio ambiente de maneira importante.
3 – Compre em segunda mão
Você sabia que são necessários mais de 700 galões de água para cultivar algodão suficiente para fazer apenas uma camiseta comum?
Em vez de ir ao shopping para comprar roupas novas, considere procurar primeiro um brechó ou trocar roupas com os amigos. Você pode dar uma nova vida ao seu guarda-roupa sem desperdiçar os preciosos recursos necessários para produzir novas roupas.
Compras em segunda mão também se aplicam a muitas outras categorias de bens de consumo: jogos e brinquedos para crianças, sapatos, eletrodomésticos, móveis, carros e muito mais.
4 – Use seu poder de compra
O lado positivo de ser consumidor é que temos o poder de escolher onde gastamos nossos suados reais. Pense no seu dinheiro como sua voz e seu voto em um planeta mais limpo.
Gaste-o com sabedoria em bens, serviços e experiências que deixam uma pegada de carbono menor.
Escolha fazer negócios com empresas que apoiam os esforços de sustentabilidade, utilizam fontes de energia renováveis e que fazem o que falam quando se trata de proteger o meio ambiente.
O dinheiro fala – se pessoas suficientes usarem seu poder de compra para o bem da Terra, isso criará uma demanda por práticas sustentáveis. As empresas terão que cumprir … ou ficarão para trás.
5 – Ande de bicicleta ou carona
Qualquer quantidade de dióxido de carbono que pudermos reduzir ajudará. Para viagens curtas, tente caminhar ou andar de bicicleta – você também terá uma dose saudável de exercícios, sem pôr os pés em uma academia.
Se não for possível viajar a pé ou com duas rodas, experimente pegar carona com um amigo, vizinho ou colega de trabalho para um destino comum.
E se tudo mais falhar e você precisar dirigir seu carro, alinhe suas tarefas na rota mais eficiente para economizar tempo e quilômetros percorridos.
6 – Use menos água
Conservar a água em casa é uma das maneiras mais fáceis de como preservar o meio ambiente.
Pense em todas as vezes que você consome água, dentro e fora de sua casa; faça os ajustes que puder. Por exemplo:
- Feche a torneira enquanto escova os dentes.
- Corrija torneiras com vazamentos.
- Torne seu uso da água mais eficiente arejando as torneiras, usando aspersores que reduzem o escoamento e instalando banheiros de baixo fluxo e chuveiros eficientes.
- Colete e use a água da chuva para regar as plantas.
- Reduza o banho por alguns minutos.
- Utilize a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar apenas quando estiver cheia
Estes são apenas os princípios básicos – você pode ser realmente criativo quando se trata de economizar água.
Nossa sugestão é que você aposte nos filtros de água.
Além de reduzir o desperdício durante o dia-a-dia, você garante que não vai utilizar as garrafas de água (que citamos no item 2).
A água filtrada é definitivamente a escolha certa para toda a família. Você terá diversas vantagens e ainda vai ajudar a preservar o meio ambiente, então não pense duas vezes.
Você pode ajudar o planeta sem gastar uma fortuna por isso.
Converse com um de nossos especialistas e veja qual é o equipamento mais recomendado para o seu caso!
Você pode fazer a sua parte e preservar o meio ambiente em parceria com a Planeta Água!
Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água