Nos últimos dias, várias regiões do estado do Rio de Janeiro enfrentaram problemas com a qualidade da água.

Segundo a Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do estado), a água foi contaminada por uma substância orgânica chamada geosmina, produzida por algas (cianofíceas ou cianobactérias, popularmente conhecidas como algas azuis), que é responsável por alterar a cor da água, deixando-a turva, com mal gosto e odor.

O que poucos sabem é que uma das alternativas para clarificar a água e deixá-la própria para consumo novamente é o uso do Carvão Ativado.

O Carvão Ativado é produzido a partir da ativação de carvão vegetal das cascas de coco ou carvão mineral e tem o poder de adsorver moléculas e componentes orgânicos, além de remover o cloro e cloraminas da água.

O fato é que, o carvão ativado auxiliará, sim, no tratamento da água, no que se refere a adsorção de moléculas e componentes orgânicos.

Mas enquanto isso, como fica a preocupação do consumidor em relação a qualidade da água que está ingerindo?

Atualmente existem soluções rápidas que podem ajudar e muito na melhoria da qualidade da água, são os elementos filtrantes, veja abaixo:

Soluções em elementos filtrantes

Elementos filtrantes são dispositivos de melhoria da qualidade da água previamente tratada, são os famosos refis, filtros ou purificadores de água.

Ter um destes dispositivos em casa faz toda a diferença em momentos de crises, como o relatado nesse artigo.

A razão é que alguns desses dispositivos possuem em sua composição o carvão ativado, eficaz em clarificar e estabilizar a cor, o gosto e o odor da água, proporcionando água filtrada.

Há dispositivos que contam com a adição de nanopartículas de prata impregnadas no carvão ativado. Essas partículas possuem forte ação bactericida, que impede a proliferação de bactérias.

Lembrando que é de extrema importância observar se o produto possui certificação do INMETRO, afinal, ninguém quer colocar a saúde da família em risco.

Outro ponto a se observar é que quanto mais suja a água estiver, menor será a vida útil do dispositivo, ocasionando a saturação precoce. Isto só acontece quando o filtro cumpre o seu papel de – obviamente – filtrar. Sem a presença do mesmo, a qualidade da água seria ruim.

Nesse caso, a troca do dispositivo deverá acontecer com maior frequência. Um sinal da saturação precoce do refil ou filtro de água é a redução do fluxo de água na torneira.

Mas de um modo geral, a saturação de um refil ou filtro de água ocorre de 06 a 09 meses.

Quer entender mais sobre a importância dos refis, filtros e purificadores de água? Acesse o artigo disponível neste link: https://www.planetaagua.ind.br/blog/saude/tudo-sobre-filtros-e-purificadores-de-agua.

Marketing e Comunicação Digital – Filtros Planeta Água