Sabemos o quanto é desagradável beber água e se deparar com gosto ou cheiro de piscina, não é mesmo? 

E essa é apenas uma das razões pelas quais você precisa se livrar do excesso de cloro na água que você usa em sua casa. 

O cloro ou cloramina (uma mistura de cloro e amônia) é adicionado à maioria dos suprimentos de águas municipais para matar bactérias e micróbios. 

Embora seja um método barato e eficaz para desinfetar a água, o cloro em excesso pode causar danos ao seu corpo e a itens em sua casa que entram em contato com a água clorada.

Conheça os motivos para reduzir o cloro na água que você consome

O problema mais óbvio com o excesso de cloro na água é que ele deixa sabor e cheiro desagradáveis. 

Além de ser ingerido na água potável, ele também é inalado nos chuveiros. Pode até fazer com que a pele e o cabelo fiquem ressecados após o banho. 

Inclusive, a maioria da nossa exposição diária ao cloro vem do banho! Você acredita nisso?

Definitivamente o cloro em excesso representa um perigo à nossa saúde.

Veja a nossa lista de motivos para você reduzir o consumo de cloro na água:

  • Exposição ao cloro no chuveiro ou banheira: Quando a água clorada é aquecida, o cloro retorna à sua forma gasosa e pode ser inalado, o que pode agravar a asma. O cloro também é absorvido pela pele, podendo acarretar em irritação e alergias.
  • Subprodutos de cloro: Quando o cloro entra em contato com material orgânico, ele pode formar substâncias perigosas, como trihalometanos e ácidos haloacéticos. Com o excesso de exposição ao longo do tempo, esses subprodutos podem causar problemas de saúde.
  • O cloro provoca ressecamento das peças de borracha nos aparelhos: Os aparelhos que usam água podem precisar ser reparados ou substituídos com mais frequência por causa disso.
  • Mau gosto e cheiro: A água potável com excesso de cloro não apenas tem um gosto ruim, mas também afeta qualquer bebida ou alimento preparado com a água.
  • Pele e cabelos secos: O cloro pode causar pele e cabelos secos e pode agravar problemas de pele como eczema e acne.
  • Danifica e desbota roupas e lençóis: O cloro pode desgastar o tecido e causar desbotamento dos corantes. Você precisará substituir suas roupas e lençóis mais cedo por lavá-los em água clorada.

Embora o excesso de cloro seja realmente prejudicial durante o dia-a-dia, ainda existem certo limites de tolerância para essa substância.

Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.

Além disso, ela estabelece que em qualquer ponto da rede de distribuição a concentração de cloro residual mínima seja igual a 0,2 mg/L. 

Esses níveis adotados pelo Ministério da Saúde têm o objetivo de garantir que a população não estará exposta a riscos.

Fatores de potabilidade da água

De acordo com a SABESP, existem alguns padrões oficiais que deve ser seguidos para que a água possa ser considerada própria para o consumo humano. Dentro desses padrões, são avaliados os seguintes fatores:

  • Cor: representa o grau de coloração da água;
  • Turbidez: Representa o grau de transparência da água;
  • Cloro: Representa a quantidade de cloro utilizada no processo de tratamento da água. Essa adição pode chegar até 5mg/L;
  • Flúor: Representa a quantidade de flúor utilizada no tratamento da água;
  • Coliformes totais: Indica a presença de bactérias na água, sejam elas prejudiciais a saúde ou não. O tratamento urbano elimina até 95% desses elementos;
  • Coliformes termotolerantes: Indica a presença de organismos que causam doenças.

Mesmo com as organizações responsáveis seguindo os padrões estipulados pela SABESP, ainda é recomendado que os consumidores adquiram um filtro de água, para garantir que a água é própria para o consumo.

O objetivo desses equipamentos é remover partículas e impurezas que podem estar na água ou nos encanamentos e ainda remover os excessos de cloro. 

Como reduzir o cloro na sua água?

carvão ativado é a melhor maneira de reduzir o cloro na água. Também pode remover uma variedade de outros contaminantes ao mesmo tempo. 

O carvão ativado funciona por meio da filtragem das partículas e impurezas presentes na sua água. A boa notícia é que a maioria dos sistemas de tratamento de água Planeta Água contém carvão ativado.

Um bom exemplo disso é a linha de Purificadores e Refis PURE9.

Veja alguns diferenciais:

  • 3 etapas de filtragem: 1 camada de carvão ativado e 2 camadas de polipropileno meltblown, reduzindo impurezas como barro, areia e ferrugem e também o cloro.
  • A prata impregnada no carvão inibe a proliferação de bactérias.

Todos os purificadores, refis ou filtros Planeta Água contam com as certificações necessárias para garantir a qualidade da água que será consumida!

Outra opção bem famosa entre os produtos Planeta Água é o Purificador Ideale ECO.  Com ele você pode ter acesso à um equipamento prático e de fácil instalação, com qualidade assegurada do processo de filtragem, além de contar com a possibilidade de escolher a cor que mais combine com o seu ambiente!

Saiba mais sobre os benefícios dos nossos produtos para sua saúde, entre em contato conosco

Já nos segue nas redes sociais? Lá você fica por dentro de informações importantes sobre o consumo de água! Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.