Mesmo considerada própria para o consumo, a água que consumimos diretamente da torneira pode conter resíduos prejudiciais a nossa saúde.

A água é um elemento fundamental para a vida e atua em diversas áreas do nosso corpo. O consumo regular contribui para o controle do sobrepeso, ajuda a evitar o aparecimento de doenças renais, reumatismo, problemas circulatórios, respiratórios e cardíacos. Além disso, a água também previne o aparecimento de câimbras, o envelhecimento precoce e fortalece a pele, deixando-a mais bonita e hidratada.

Apesar de ser a nossa melhor amiga, a água precisa passar por diversos processos de limpeza antes de ser ingerida. Quando bebemos água diretamente da torneira, sem que ela passe por uma filtragem antes, ficamos expostos a diversos tipos de contaminações e doenças.

Mesmo sendo considerada própria para o consumo na maior parte do Brasil, a água que vem da torneira pode conter resíduos químicos e medicamentosos, metais pesados, bactérias, vírus e parasitas. Isso acontece porque, mesmo sendo tratada em estações de tratamento, ela pode acabar sendo contaminada em armazenamentos impróprios ou pelos sistemas de encanamentos, que muitas vezes são sujos e até enferrujados.

Que tipo de doenças o consumo de água da torneira pode causar?

Ao consumir uma água não filtrada, ficamos expostos ao risco de ter diversas doenças, como a hepatite A, esquistossomose, cólera, leptospirose e gastroenterites. Geralmente, os principais sintomas de quem está bebendo água contaminada são febre, calafrios, dores de barriga, perda de apetite, vômitos e diarreia. Se você costuma ter algum desses sintomas frequentemente, fique atento à água que você bebe.

Outro grande problema de quem bebe água diretamente da torneira, é a exposição ao acúmulo de metais pesados.  O descarte de resíduos industriais é a principal fonte de contaminação dos rios. Isso acontece porque algumas indústrias metalúrgicas, de tintas, cloro e plástico PVC, utilizam metais que, quando são lançados irregularmente nos esgotos, contaminam a nossa água. Os principais são:

Mercúrio: ataca o sistema nervoso;

Chumbo: pode causar câncer;

Arsênio: se acumula no rim e no fígado, causando problemas em diversos órgãos;

Cromo: em excesso, gera dores de cabeça, tonturas, alterações urinárias, sangramento nasal, perda de apetite, urticária, entre outros sintomas.

Cloro na água

Além de todas essas substâncias mencionadas, a água que chega em nossa torneira possui a adição de cloro em sua composição. Não se pode negar que o cloro é eficiente na desinfecção da água, pois ele é capaz de eliminar as bactérias ruins presentes no líquido e evitar que elas sejam ingeridas. Porém, ele também mata as bactérias essenciais para o nosso corpo, que contribuem para o bom funcionamento do nosso intestino. O cloro também está associado a problemas respiratórios, a problemas na produção de hormônios tireoidianos, a queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago e à sensação de náuseas e indigestão.

A melhor forma de combater todos estes efeitos colaterais, é utilizando purificadores de água. Esses equipamentos atuam como um complemento para o tratamento que já é realizado nos centros de água do país. Aliando um purificador a sua rotina, você tem a garantia de segurança no consumo de água para você e para a sua família.

A Planeta Água é especializada no desenvolvimento de soluções em elementos filtrantes, filtros e purificadores para a melhoria da água previamente tratada. Clique aqui para conhecer a nossa linha completa de purificadores e encontrar o que mais se adapta a sua necessidade.