Entenda a importância de usar água pura na preparação do café
Hoje é o Dia do Café! E é claro que nós não poderíamos deixar esta data passar em branco, né?
Todo o processo de produzir um bom café é especial. Tratar o grão desde o pé, fazer de tudo para que ele seque da forma perfeita, pensar em um perfil de torra para ele, embalar para não ter contato com o oxigênio, moer e extrair o líquido. Tudo isso tem muito valor para os apaixonados pela bebida, como Ramon Fonseca, que é barista do Carême Café, em Caxias do Sul, e o nosso entrevistado de hoje!
Uma xícara de café tem cerca de 95% de água! Mas o que muita gente esquece, é que não adianta preparar o café com todo o cuidado, se for usada a água da torneira na preparação. Além de não ter qualidade garantida, a água possui muito cloro em sua composição. Essa substância influi muito no café, pois acaba destruindo alguns dos óleos essenciais e alterando significativamente o sabor e a experiência de beber aquele cafezinho merecido.
Mas o que fazer nesses casos? Ramon nos explicou que, em seu Café, toda a água utilizada passa pela purificação. “Aqui no Carême, nós temos dois filtros: um filtro ionizador (que controla o PH da água), usado para a água que servimos aos nossos clientes, e outro filtro purificador, que usamos para a máquina de expresso”, explicou.
Para chegar à conclusão de que um purificador é importante, Ramon realizou diversos testes:
“Já fizemos o teste de realizar o mesmo procedimento para preparar o café com a água filtrada e com a água que vem da torneira. Não tem explicação, é muita diferença! Qualquer pessoa pode sentir que o café feito com a água da torneira tem um gosto muito maior de cloro.”
Impossível falar sobre preparar café sem falar sobre essa polêmica, né? O Ramon nos contou que no Carême nenhuma água é fervida, pois existe um equipamento ideal que permite que o líquido não chegue à fervura. Ele nos contou também que, em casa, onde não há esse equipamento, ele opta sempre por ferver para atingir a temperatura ideal.
Mas como fazer para o café não ficar queimado? A dica do Ramon é simples:
- Ferva a água
- Desligue
- Aguarde 3 minutos, assim ela atingirá a temperatura ideal (de 92°C a 95°C)
Pronto, já pode preparar a bebida!
E para finalizar o dia com chave de ouro, aproveitamos para pedir uma dica extra do Ramon para preparar um bom café:
“Sempre usar um purificador, trabalhar com o grão de café inteiro, não comprar já moído e ter um moedor. Toda vez que você conseguir moer o seu grão, você vai ter um café de qualidade. Afinal, o café oxida em contato com o oxigênio e, depois de moído, oxida ainda mais rápido.
O nosso objetivo é que todo mundo consiga preparar um café que o agrade em sua própria casa. Assim, as cafeterias serão frequentadas para ter experiências diferentes e para fazer amigos, e não somente para beber um bom café. Isso seria fantástico!”
Nós também achamos, Ramon!
Você já tem um filtro ou purificador de água em sua casa? A Planeta Água conta com uma linha completa de produtos variados, para você encontrar o que mais se encaixa à sua necessidade.
Clique aqui para conferir.